Tuesday, January 23, 2018

As Aventuras de Robin dos Bosques



O fim de semana passado serviu para apresentar aos meus filhotes a historia de Robin dos Bosques, o herói que roubava aos ricos para dar aos pobres. Temos em casa a versão de Howard Pyle, publicada pela editora civilização e tive de lhes mostrar a minha versão preferida em filme, com o fabuloso Errol Flynn. Também gosto bastante da versão disney da história onde os personagens são representados por animais. O nosso herói principal é uma magnífica raposa. 

As nossas crianças e adolescentes são bombardeadas com histórias vazias e desprovidas de esperança. Tenho alunos de 8 anos que me dizem assistir a séries como Walking Dead, com os seus pais. Muitos dos meus alunos do 1º ciclo, viram o filme IT (filme de terror aconselhado para maiores de 16 anos). Confessam-me ter pesadelos à noite, mas continuam a ver filmes deste género, porque todos vêem. Julgo que tudo tem a sua idade. Há histórias que não são apropriadas para determinadas faixas etárias. Tudo tem o seu tempo, o seu ritmo. 

Eu gosto de mostrar histórias inspiradoras. Que divirtam, ensinem e que façam pensar. Que ajudem a crescer, não em terror, mas imbuídos de esperança. Precisamos de mais Robins dos Bosques nas nossas vidas.

No comments: